domingo, 1 de março de 2009

REI!

Segue mais um post, não só para manter minha promessa de escrever pelo menos uma vez ao mês, mas também para reverenciar o REI (www.pele.net), em mais uma das inúmeras entrevistas que ele já deu. Essa última saiu na veja dessa semana, onde comenta sobre a importância dos ídolos serem exemplos e da importância da família:
"O que fez diferença no meu caso foram a educação e a base familiar."
Ele cita exemplos de sua vida, alguns deslizes mas o mais importante que achei interessante foi a clareza, simplicidade e visão de futuro que um homem de sucesso tem em relação à vida.
Os conceito básicos de valores que norteiam e formam o caráter de uma pessoa são contruidos durante sua infância e a família é o ninho onde essa base deveria ser estruturada.
A confusão de valores que existe hoje, as funções familiares misturadas com a escola e mídia (aqui entandam a TV e Inetrnet) acabam por atrapalhar a cabeça de jovens pais que acham que podem comprar tudo, até a formação de seus filhos com uma infancia institucionalizada (SARMENTO, 2004) que pode ser encontrada na prateleira do mercado.
Por outro lado, aqueles que dependem do Estado para terem educação, saúde e seus direitos respeitados, vislumbram na bola (de futebol) a possibilidade de um futuro melhor...
Quem dera pudéssemos, como professores de EF contribuir mais para formação de outros "Pelés" em todas as escolas, clubes e campos espalhados pelo Brasil...
Sonhar não faz mal a ninguém, mas agir para o bem, também faz bem... para todos.
Abs
A

OBS: Obrigado Mauro, pela referencia... Há um bom tempo atrás...

Ref.
SARMENTO, M. J. As Culturas da Infância na Encruzilhada da Segunda
Modernidade. In: Crianças e Miúdos: Perspectivas sociopedagógicas da
infância e educação. SARMENTO, M. J.; CERISARA, A. B. (Orgs.) Porto,
Portugal:
Edições ASA, 2004.
Related Posts with Thumbnails