segunda-feira, 18 de julho de 2011

Apologia ao Movimento I

Protelei, enrolei, deixei para depois, mas o depois chegou e a matéria que acabei de ler na internet intitulada ”Crianças mais novas se exercitam menos do que as maiores” me fez iniciar a série de posts que vou fazer aqui no blog sobre a necessidade de deixarmos de lado a preguiça e procurar meios de se movimentar e fazer os que estão perto da gente se movimentarem também.





Muitas vezes a culpa é da “vida corrida”, da “falta de tempo” ou ainda de “alguém ou alguma situação” que “te obriga” a deixar para depois você mesmo. Quando chegam as férias então, o que fazer quando aparece algum tempo? E as crianças, o que fazer com elas? A fala de uma mãe: “Pra não ficar em casa com vó, empregada, sem fazer nada, na frente da TV e videogame...” traz exatamente essa desculpa, mas as crianças, logo na sequência respondem: “A gente não pode ficar só na casa assintindo TV e brincando no computador, aí fica CHATO!”. A repórter pergunta o que mais gostam e na lata o menino manda: “Jogar futebol e... brincar aqui na ginástica!”. Lógico, é a atividade que ele está se divertindo naquela hora!

De cara já podemos perceber que dá para aprender muito com as crianças. Elas não sabem tudo é claro, precisam de orientação, mediação para saberem lidar com todas as situações que as cercam, inclusive com as tecnologias e aí vem o problema, nós adultos também precisamos! Eu sou um caso típico, adoro todas as “coisas-tech” e estou aprendendo aos poucos como lidar com elas, mas a última lição que tive é que todos os momentos são importantes e devemos aproveitá-los ao máximo, para o bem, de todos (vídeo com legenda - dura só 5’ e vale a pena). Isso inclui a sua saúde também.




Como o foco quero focar os textos dessa série nas crianças e como podemos utilizar as tecnologias de forma saudável, aliada ao movimento, não poderia deixar de sugerir mais exemplos como o dado na matéria. Existem inúmeras opções boas, de qualidade, pagas e gratuitas para poder ajudar a educar as crianças (e seus pais) sobre como aproveitar o tempo livre nas férias. Tá tudo na Internet! ;)

- Super Férias - http://glo.bo/pzy34R
- Recreio nas Férias - http://glo.bo/r2uzH5
- Acantonamentos - http://bit.ly/pdKgnA
- Aproveite para ficar com seu filho - http://bit.ly/oqMr6K
- Cardápio saudável - http://bit.ly/ro5AHv
- Os Shoppings tem programação, mas lembre-se da orientação, da mediação - http://bit.ly/p27igQ
- Dicas da CBN - http://glo.bo/oB0Bod
- Dicas Veja SP - http://bit.ly/o8tjz1
- Para refletir sobre a falta de tempo - http://bit.ly/r3PsKb / http://bit.ly/nZV95s / http://bit.ly/mTp6R0

Espero que tenham gostado e, mesmo que não, deixem suas opiniões!

Abs e até o próximo post.
A
Related Posts with Thumbnails