sábado, 14 de fevereiro de 2009

Novos Professores de EF...

Estava tentando organizar algum material para publicar um novo post, porém ví uma nota no caderno Link do Estadão sobre "treino de futebol online e gratuito para jovens" no dia 02/02/09 e mudei de idéia quando entrei no site e ví sobre o que se trata...

Como diz a própria nota do Link, qualquer pessoal pode ter acesso aos treinamentos em diversos níveis e possibilidades, com arquivos dos treinos para download, vídeos dos exercícios e tudo mais que um jovem, com sonho de ser jogador de futebol poderia esperar e, ainda mais, com dicas e cobranças do próprio Mano Menezes (para quem não sabe, técnico do Corinthians - patrocinado pela Nike...).

Essa proposta da nike me deixou com uma pulga atrás da orelha: Quem será o técnico desse jovens? Quem orientará e corrigirá os exercícios? Será que eles entenderam a proposta do site? Acredito que os próprios jovens possam suprir esse meu receio, mas como professor não posso deixar de questionar.

A idéia é fantástica e inovadora, deixar o conteúdo disponível, acessível, bonito, com ídolos do esporte e, acima de tudo, tratando do esporte "bretão", aquele em que todos somos experts! O site é muito esclarecedor e mostra o novo professor de EF que está surgindo: a própria mídia!

Num
artigo de 1999 a profa. Irene Rangel Betti da UNESP de Rio Claro, já alertava sobre a necessidade de novas possibilidades dentro das aulas de EF na escola e, acabo percebendo essa demanda sendo suprida pelas grandes empresas de equipamentos esportivos e porque não de videogames (alguns links de games relacionados - PS2a /PS2b / Wii /X-Box 360 - esse último com as instruções de bom uso, como no site da nike).

A proposta que defendi em 2006 também é outra possibilidade mas continuo achando que nós professores de EF temos e podemos fazer mais...

As empresas já estão fazendo, o estado é uma vergonha, mas a responsabilidade também é nossa como cidadãos e educadores.

Quem mandou escolher ser professor!rsrsrs

Abs e até o próximo post!
A

3 comentários:

Unknown disse...

Caríssimo Alan,
Concordo plenamente com suas idéias à medida que poderemos potencializar a aprendizagem dos nossos alunos por meio de novas tecnologias inclusive (games, internet, etc, etc). Contudo, também me preocupa esta questão do "isolamento" ou solidão virtual, principalmente para os jovens e crianças, uma vez que este software é auto-suficiente, ou melhor auto-explicativo.
Acredito que a discussão deve ser mais ampla e precisaríamos ouvir os pensamentos de outras áreas também. Parabéns pelo blog e um grande abraço.
Prof. Ms. César Augusto F. de Souza
Universidade São Judas Tadeu

Alan Q Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alan Q Costa disse...

Grande César,
Obrigado pelo comentario!
Alías parabéns pelo "master" e pode ficar tranquilo que o proprio caminho de desenvolvimento das novas tecnologias levará a essa discussão!
Apareça mais!!!
Abs
A

Related Posts with Thumbnails